Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

“Advogado no inquérito é avanço no direito de defesa”, diz presidente nacional da OAB

A nova Lei nº 13.245/16, alarga o rol das prerrogativas profissionais do advogado e torna obrigatória a sua admissão no inquérito, pondo fim à discricionariedade que antes a autoridade policial possuía de aceitá-lo ou não nas investigações, sendo prevista, ainda, pena de nulidade para o caso de violação dessa garantia.

Publicado por Diego Brandão
há 8 anos

Advogado no inqurito avano no direito de defesa diz presidente nacional da OAB

Brasília – A presença do advogado no inquérito foi classificada pelo presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, como um presente para a classe e para a cidadania. Sancionado nesta semana, o projeto é um verdadeiro avanço no direito de defesa.

“A OAB oferece mais um presente para a advocacia e a cidadania: a sanção do projeto que torna obrigatória a presença dos advogados na fase de inquérito, garantindo acesso a toda documentação das investigações, independentemente da fase em que se encontram”, saudou Marcus Vinicius.

A Lei nº 13.245/2016, sancionada em 12 de janeiro, possibilita aos profissionais assistir aos seus clientes investigados durante a apuração de infrações, sob pena de nulidade absoluta do respectivo interrogatório ou depoimento e de todos os elementos investigatórios e probatórios decorrentes da mesma apuração.

“Esta é mais uma das grandes conquistas da atual gestão da OAB Nacional e soma-se às já comemoradas conquistas do Novo CPC – apelidado de Estatuto da Advocacia Parte II – em razão dos inúmeros avanços e garantias que confere à classe”, relembrou o presidente.

Outra vitória recente é a lei que permite a criação da sociedade individual de advogados, que, aliada ao Supersimples e ao capítulo de honorários do Novo CPC, estabelece uma singular dignidade financeira para a advocacia.

Advogado no inqurito avano no direito de defesa diz presidente nacional da OAB

Fonte: OAB

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações23
  • Seguidores104
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações287
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogado-no-inquerito-e-avanco-no-direito-de-defesa-diz-presidente-nacional-da-oab/297879057

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Discordo. Descaracteriza a natureza do inquérito policial. O excesso de garantismo gera leniência e caos social. O Brasil vai ficando cada vez mais um local difícil de viver por causa dessas demagogias. continuar lendo