Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Por que Lula lidera as pesquisas de intenções de voto para presidente, apesar de preso?

Líder petista tem 31% das intenções de voto e lidera com folga a corrida presidencial, de acordo com o Datafolha.

Publicado por Diego Brandão
há 6 anos

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera todos os cenários em que aparece na pesquisa Datafolha, realizada em nível nacional durante a última semana. O líder petista tem 31% das intenções de voto. O número apresenta queda considerável em relação ao último levantamento do instituto, de janeiro deste ano, quando ele tinha 37%.

Apesar da queda na pesquisa, Lula continua liderando a corrida ao Palácio do Planalto. O Datafolha traçou 9 cenários na corrida presidencial. Lula aparece em três deles e oscila entre 30% e 31%, na liderança, à frente do deputado Jair Bolsonaro (PSL), que varia entre 15% e 16%, e Marina Silva (Rede), com 10%.

No cenário com Lula, Joaquim Barbosa (PSB) aparece com 8%, Geraldo Alckmin (PSDB) com 6%, Ciro Gomes (PDT) com 5%, Alvaro Dias (Podemos) com 3%, Manuela D'Ávila (PCdoB) com 3%, Fernando Collor de Mello (PTC) com 1%, Rodrigo Maia (DEM) com 1%, Henrique Meirelles (MDB) com 1%, Flavio Rocha (PRB) com 1% e outros, como Paulo Rabello de Castro (PSC) não pontuaram. Brancos e nulos somam 13% e não sabem 3%.

Sem Lula, Marina cresce

Nos outros seis cenários, sem a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Bolsonaro e Marina Silva aparecerem tecnicamente empatados. O deputado federal lidera com 17% e a ex-ministra oscila entre 15% e 16%.

Em todos os cenários sem o ex-presidente Lula, Ciro Gomes (PDT) alcança 9% das intenções de voto, empatado tecnicamente com o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), que varia de 7% a 8%, e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa (PSB), que oscila entre 9% e 10%.

Já o presidente Michel Temer (MDB), que revelou o desejo de concorrer à reeleição, aparece na mostra com apenas 2% das intenções de voto e o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, que deixou o PSD e migrou para o MDB, não passa de 1% das intenções de voto.

Na ausência de Lula como candidato do PT, o ex-prefeito Fernando Haddad registra 2% das intenções de voto e o ex-governador da Bahia Jaques Wagner tem 1%. Outros candidatos de esquerda que poderiam substituir Lula também registram desempenho pífio na atual pesquisa. Manuela D'Ávila (PCdoB) atinge 2% e Guilherme Boulos (PSOL) chega a apenas 1%.

A nova pesquisa Datafolha, que foi feita entre quarta, 11, e sexta-feira, 13, teve como base 4.194 entrevistas em 227 municípios. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob número BR-08510/2018.

Fonte: https://www.opovo.com.br/noticias/política/2018/04/lula-lidera-intencoes-de-voto-mesmo-preso-mas-apo...

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações23
  • Seguidores104
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2422
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/por-que-lula-lidera-as-pesquisas-de-intencoes-de-voto-para-presidente-apesar-de-preso/566942010

16 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Meu ponto de vista.

Ele lidera porque segundo Sérgio Dávila, editor chefe da Folha, a maioria da liderança do edital, são de esquerda, então, cabe uma boa interpretação, ou, se um editorial for de centro direita as pesquisas seriam as mesmas?

Não crer em tudo que circula na internet, checar as fontes se são confiáveis, agora pesquisas manipuláveis só servem para os interessados. continuar lendo

Lula não deveria estar em pesquisa alguma. Não poderá ser candidato pela Lei da Ficha Limpa. continuar lendo

Você tem razão, Augusto Cesar, Lula não deveria estar sendo cogitado nem para síndico de prédio. Por outro lado, é muito estranha essa liderança de Lula nas pesquisas. Em uma delas, ele aparece com maioria nas intenções de voto, mas 51% dos entrevistados queriam vê-lo na cadeia. Será que os entrevistados queriam mudar a sede do governo do Palácio do Planalto para a Penitenciária da Papuda?

Vimos também nas manifestações recentes ocorridas em prol e contra a prisão do ex-presidente uma amostra de que a maioria expressiva dos manifestantes queria vê-lo atrás das grades. Importante, ainda, levar em conta que, nas eleições de 2016, Lula não conseguiu sequer fazer um filho vereador em São Bernardo do Campo. São fatos, portanto, que parecem contrariar as pesquisas, daí três dúvidas a me assaltarem o espírito: 1ª) será que Lula está mesmo com essa bola toda? 2ª) Será que corre dinheiro para uma possível tentativa de manipulação da opinião pública? 3ª) Se corre, quanto valerá no mercado a credibilidade de um instituto de pesquisa? continuar lendo

O Datafolha errou miseravelmente nas últimas pesquisas que fez. A Folha tem viés esquerdista e busca sempre ajudar seus líderes ideológicos. continuar lendo

O "Data Falha" já virou farmácia de manipulação.
Alguém se lembra da última vez que esse instituto acertou uma projeção eleitoral?
Nem contar as quantidades de manifestantes na Avenida Paulista ele consegue. Comparem-se os números com as fotos.
Aliás, acredito que sua credibilidade só irá melhorar (talvez) quando parar de pesquisar na porta da CUT, do Instituto Lullalau, e dos Diretórios Acadêmicos de humanas. continuar lendo

Por que aqui corrupção nunca FOI problema para ninguém, pelo contrario, ser corrupto aqui sem foi motivo para eleger uma penca de bandidos..... continuar lendo